Projeção de Células baseada em GPU para Visualização Interativa de Volumes
Autores
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André de Almeida Máximo
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Informações:
Publicações do PESC
Nesta dissertação é apresentada uma abordagem prática do algoritmo de Projeção de Tetraedros (PT) para visualização interativa de dados volumétricos não-estruturados usando placas gráficas programáveis. Ao contrário de trabalhos similares apresentados recentemente, o método proposto emprega dois shaders de fragmentos, um para a computação das projeções de tetraedros e outro para a visualização do volume. O algoritmo proposto alcança taxas interativas por guardar o modelo em memória de textura e evitar projeções redundantes das implementações anteriores usando shaders de vértices. O algoritmo é capaz de visualizar mais de 2 milhões de tetraedros por segundo nas placas gráficas atuais, fazendo-o competitivo com abordagens recentes de traçado de raios, enquanto ocupa um espaço de memória substancialmente menor.
In this dissertation is presented a pratical approachof the Projected Tetrahedra's (PT) algorithm for interactive volume rendering of unstructured data using programmable graphics cards. Unlike similar works reported earlier, the proposed methd employs two fragment shaders, one for computing the tetrahedra projections and another for rendering the volume. The proposed algorithm achieve interactive rates by storing the model in texture memory and avoiding redundant projections of the earlier implementations using vertex shaders. The algorithm is capable of rendering over 2 millions tetrahedra per second on current graphics hardware, making it competitive with recent ray-casting approaches, while occupying a substantially smaller memory footprint.