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Publicações do PESC

Título
Técnicas de Negociação Aplicadas à Pesquisa Científica
Linha de pesquisa
Engenharia de Dados e Conhecimento
Tipo de publicação
Relatório Técnico
Número de registro
ES-688/6
Data
2/2006
Resumo
O “negócio” das Instituições de Ensino Superior (IES) é o conhecimento. Estas instituições, como todo tipo de organização, passam atualmente por um período de transformação, resultante das significativas mudanças sociais, econômicas e políticas. Desta forma, torna-se necessário analisar novas abordagens para a organização e execução das suas atividades. Considerando o atual contexto, marcado pela globalização, evolução tecnológica, alianças e constantes parcerias, a adoção de modelos burocráticos e padrões hierárquicos rígidos de gestão se tornou imprópria, estes sendo substituídos por estilos de gerência onde a negociação passa a ser uma atividade constante. Na literatura a respeito da gestão em instituições de ensino, a negociação não tem sido abordada especificamente e pouca atenção tem sido dada à análise dos contextos acadêmicos que envolvem a negociação. Baseada nestas constatações, a proposta deste trabalho é analisar as atividades relacionadas à pesquisa científica com o objetivo de identificar aquelas atividades que caracterizam uma negociação. A partir desta análise, o objetivo é utilizar os resultados obtidos com o estudo da negociação para facilitar a condução dessas atividades de modo a aperfeiçoar a forma como o conhecimento é criado, disseminado e avaliado.
Abstract
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