Sistema Baseado em Regras para o Posicionamento de Componentes Eletrônicos
Autores
3095 |
Júlio César Gomes Pimentel
|
1414,1277
|
3096 |
1414,1277
|
Informações:
Publicações do PESC
Este trabalho mostra o desenvolvimento de um alocador automático de componentes eletrônicos que utiliza técnicas de inteligência artificial junto com algoritmos clássicos.
Até então, as técnicas clássicas existentes têm tratado a alocação automática de componentes como um problema de otimização, e em geral . não levam em consideração as características funcionais do circuito. Essas técnicas não têm sido adequadas para obter o posicionamento de alguns tipos de placas, e em especial para o caso de placas digitais estruturadas em barramentos. Esta tese investiga a utilização de conhecimento empírico (extraído de um técnico especialista em leiaute), junto com algoritmos clássicos visando direcionar a busca da solução e melhorar a qualidade final do posicionamento.
A partir das listas de redes e de componentes do circuito, o alocador inicialmente identifica e classifica os desses objetos que sejam relevantes para a problema. Em seguida, o sistema utiliza um de regras empíricas para determinar o posicionamento o relativo dos entes e utiliza algoritmos para os casos onde não foi possível identificar essas regras. Por último é feita a otimização do posicionamento para minimizar o comprimento total das ligações e equilibrar a sua distribuição sobre a placa.
A parte inteligente do sistema foi implementada em Turbo PROLOG, enquanto que os algoritmos estão escritos em linguagem C. O protótipo do sistema está atualmente instalado num microcomputador da linha IBM-PC.