As startups Lemobs, graduada pela Incubadora de Empresas COPPE/UFRJ, e ProntLife estão disponibilizando para o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ), um aplicativo voltado para cuidados com a saúde e para formação acadêmica dos estudantes de medicina. A tecnologia, que permite um leque de opções para monitoramento da saúde online, teleatendimento, gestão acadêmica e gameficação, está sendo disponibilizada por meio de um acordo celebrado no dia 29 de maio.

O acordo prevê recursos no valor de R$ 1 milhão, do qual 1/3 vem da contrapartida da Lemobs pelo suporte empresarial durante seu período de residência na Incubadora de Empresas da Coppe. Os outros 2/3, complementados pela Prontlife, é por meio de doação, retribuindo à universidade o sucesso que ambas startups alcançaram. Hoje elas estão sediadas no Parque Tecnológico da UFRJ.

O sócio-fundador de ambas startups, Sérgio Rodrigues, que é doutor pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe, diz estar entusiasmado com o projeto, do qual é um grande incentivador. “Viemos para somar, o hospital está passando por um momento muito positivo com a entrada da Ebserh, empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que presta serviços de saúde e apoio ao ensino em 40 hospitais universitários federais, e nosso papel será complementar essa transformação digital, com inovações para a formação acadêmica”, comemora Sérgio.

“Sou pai de uma menina de dois anos e em poucos dias terei um menino. Qualquer ser humano que visita o hospital pediátrico se emociona com a dedicação e o carinho dos profissionais ali envolvidos. Há tempos queríamos fazer algo impactante pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, por gratidão e propósito. A tecnologia pode apoiar no cuidado de diversas formas, no atendimento, na comunicação e também na formação acadêmica”.

Sediadas no Parque Tecnológico, Lemobs e Prontife são oriundas de laboratórios do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe, e acumulam grande expertise no desenvolvimento de tecnologias online para a saúde. Um exemplo é o aplicativo App Minha Saúde, que foi lançado durante a pandemia para ajudar a população e municípios na avaliação de sintomas que pudessem sinalizar covid-19. A solução tecnológica foi adotada por vários municípios brasileiros, a partir de 2020, e nos últimos meses adaptada e implantada na Petrobras para melhor avaliação da saúde e bem-estar de seus funcionários. Hoje é objeto deste acordo de cooperação com o IPPMG.

Publicada em 07/06/2024.