A seguir divulgamos as orientação para adiamento e defesas remotas de teses e dissertações no PESC, enquanto perdurar a crise relativa ao COVID-19.

(I) Adiamento de qualquer defesa para quando a crise terminar Este é a opção preferencial da Resolução 01/2020 da CEPG e também da Diretoria Acadêmica da COPPE. Ao optar por esta opção, o aluno poderá realizar sua defesa em até 30 dias depois do final da crise, mesmo que seu prazo máximo termine durante a crise.

Os trâmites para esta opção são:

1) Carta do aluno de anuência para o adiamento (de próprio punho de preferência - modelo clicando aqui).

2) Carta do presidente da banca (ou orientador) solicitando o adiamento com todos os dados necessários.

3) Enviar mensagem de e-mail com estes dois documentos anexados para: campos at adc.coppe.ufrj.br e registro at coppe.ufrj.br com cópia para guty at cos.ufrj.br.

4) Aguardar resposta do Registro, autorizando a solicitação.

5) Após final da crise seguir trâmites normais para realização da defesa, em até 30 dias.

(II) Defesa totalmente remota

Ao optar por esta opção o aluno poderá realizar sua defesa remotamente, com a participação de todos os membros da banca também remotamente. Repare que não temos mais a opção de defesa com o candidato e o presidente da banca presentes em sala do PESC. Os trâmites para esta opção (defesa totalmente remota) são:

1) Ter a banca aprovada pela CPGP.

2) Solicitação do presidente da banca para defesa com membros da banca remotos, com anuência do aluno (modelo clicando aqui).

3) Enviar esta solicitação por email para daniel at cos.ufrj.br, priscilamvl at cos.ufrj.br e guty at cos.ufrj.br, para apreciação e assinatura, e aguardar aprovação.

4) Divulgação pública da defesa, informando dia/hora e sala virtual da defesa, enviando e-mail para lista sistemas (cos).

A sugestão é usar o Google Meet para a sala virtual.

5) Gravação da defesa (sugere-se uso do Google Meet).

6) Ata provisória que deve ser impressa, preenchida e assinada pelo presidente da banca.
Clique para: Modelo de Ata de Mestrado ou Modelo de Ata de Doutorado ou Ata de Exame de Qualificação.

7) Guardar a solicitação e ata provisória até o final da crise, quando a ata oficial deverá ser retirada no Registro e transcrita usando ata provisória.

8) Ver mensagem da COPPE para os casos de Aprovação Condicional.