O Prêmio de Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) destina-se ao sócio efetivo ou fundador da SBC com reconhecida contribuição científica e/ou técnica em uma das várias áreas e especialidades da computação abrangidas pela Sociedade. O prêmio é concedido pela SBC durante o Congresso anual da Sociedade, que nesse ano de 2024 ocorrerá em Brasília. A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 22/07/2024 às 19 horas.

Neste ano de 2024, a SBC acaba de anunciar que a Professora Marta Lima de Queirós Mattoso (PESC) foi agraciada com este prêmio.

A profa. Marta Mattoso atua no PESC há 30 anos. Foi “Cientista Jovem” em 2000 e por quatro vezes “Cientista do Nosso Estado", bolsa-prêmio concedida pela FAPERJ no Rio de Janeiro. Em 2005, teve sua atuação em pesquisas relevantes à área de Banco de Dados reconhecida pela Comissão Especial de Banco de Dados da SBC, quando foi homenageada durante o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados por sua contribuição à área. Dentre seus principais serviços à comunidade científica brasileira estão a iniciativa de criar o evento “BreSci” dedicado ao apoio computacional no desenvolvimento da Ciência no Brasil, a participação em Comitês Assessores da CAPES e do CNPq, e a atuação em inúmeros comitês de programa de eventos científicos internacionais e comitês editoriais de periódicos.

A pesquisa da Profa. Marta se caracteriza pelo forte envolvimento de seus orientandos no PESC, sendo que vários deles foram agraciados com os prêmios de melhor dissertação e tese de doutorado em Bancos de Dados.  Ao longo de sua carreira formou alunos de mestrado (68), doutorado (22) e pós-doutorado (4). Vários desses ex-alunos atuam em postos de destaque em empresas ou em pesquisa em boas universidades e atualmente são pesquisadores do CNPq.

Além da Profa. Marta - que entra para o grupo dos 20 pesquisadores já agraciados pelo Mérito Científico da SBC - receberam esta distinção os professores do PESC Jayme Luiz Szwarcfiter (2005), Nelson Maculan Filho (2010) e Edmundo Albuquerque de Souza e Silva (2023).

Parabéns Profa. Marta! Homenagem mais que merecida.

Publicado em 03/07/2024.