O Prof. Nelson Maculan (PESC) participa da "ECCO XXXVI Conference 2023" onde apresenta uma das Conferências Plenárias.

A 36ª Conferência do Capítulo Europeu sobre Otimização Combinatória será realizada em Chania, Creta, Grécia, e acontecerá de 11 a 14 de maio de 2023. Será realizada no Akali Hotel, no coração da cidade e a cerca de um cinco minutos a pé da Cidade Velha e do porto veneziano.

ECCO (European Chapter on Combinatorial Optimization) é um Grupo de Trabalho da EURO (Association of European Operational Research Societies) que oferece uma excelente oportunidade para discutir questões recentes e importantes em Otimização Combinatória e suas aplicações.

Clique aqui para mais detalhes.

Com o título "Problema da Árvore de Steiner Euclidiana em Rn: Modelos de Otimização e Novas Heurísticas", a conferência plenária de Maculan será dia 11/05 às 11:40 (hora local).

Apresentaremos brevemente o Problema da Árvore Euclidiana de Steiner em Rn e suas propriedades mais importantes. Mostraremos a construção e o comportamento computacional de modelos de otimização não linear com variáveis ​​inteiras mistas e suas relaxações contínuas. Também serão apresentadas duas novas heurísticas com seus respectivos testes numéricos.
Este é um trabalho conjunto com Hacène Ouzia (LIP6 - Sorbonne Université, França) e Renan V. Pinto (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Brasil).
Parte dos tópicos apresentados nesta conferência foram publicados em:
1-Hacène Ouzia, Nelson Maculan, Mixed Integer Nonlinear Optimization Models for the Euclidean Steiner Tree Problem in Rd, Journal of Global Optimization (JOGO), v. 83, pp 119-136 , 2022.
2-Renan V. Pinto, Nelson Maculan, A New Heuristic for the Euclidean Steiner Tree Problem in Rn, a ser publicado no TOP.

Mais uma vez teremos Maculan divulgando seu trabalho em nível internacional. Parabéns!

Publicado em 10/05/2023