A equipe Lebenslangschicksalsschatz da UFRJ foi a campeã da Maratona SBC de programação 2022-2023, cuja final foi realizada no último sábado, dia 18 de março, em Campo Grande, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

É a primeira vez que uma equipe da UFRJ vence essa competição. Formada pelos alunos Felipe Chen Wu (Matemática Aplicada), Gabriel de Março (Bacharelado em Ciência da Computação) e Letícia Freire Carvalho de Sousa (Bacharelado em Ciência da Computação) e pela Professora Márcia Cerioli (PESC) que foi coach.

Com este resultado, o grupo participará da final mundial de programação do International Collegiate Programming Contest (ICPC), que será realizada em novembro do presente ano, em Sharm el Sheik (Egito). Outras quatro instituições brasileiras também se classificaram.

Clique aqui e veja mais sobre a Maratona de Programação e sobre a final brasileira.

Esta foi a 27ª edição da maratona de programação promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A competição é destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. Desta final, organizada pelo Professor Anderson V. de Araújo (UFMG), participaram 62 times que foram qualificados na primeira fase da competição que reuniu 556 times de 170 universidades de todo o país, em outubro de 2022.

A competição, assim como o ICPC, tem alcançado sua missão de promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Esta edição teve como patrocinadores Stone, VTEX, Incognia, Huawei, JetBrains, Tecsinapse, Alura e Memind.

Abaixo fotos da equipe vencedora.

Publicado em 23/03/2023