A prova foi realizada em Gramado/RS, no sábado 02/04/2022, e a equipe formada pelos estudantes Chistofer Ciafrino e Leticia Freire Sousa (ambos do Bacharelado em Ciência da Computação) e Felipe Chen Wu (do Bacharelado em Matemática Aplicada), tendo como técnica a Profa. Marcia Cerioli (PESC), ficou em sétimo lugar na prova Brasileira e décimo segundo na América Latina, recebendo Medalha de Prata.

A Maratona de Programação é a etapa Brasileira do International Collegiate Programming Contest (ICPC), a mais tradicional competição mundial de Algoritmos e Programação, que devido a pandemia, ainda não teve a etapa mundial de 2020-2021 realizada. Somente saberemos quantas vagas para times brasileiros existirão para a final mundial de 2021-2022 no final deste ano, pois a prova está programada para ser no Cairo em 2023, juntamente com a final do período 2022-2023, e ainda está em fase de inscrições em outras partes do mundo.

É uma competição da Sociedade Brasileira de Computação, acontece em duas etapas, e este ano a primeira fase foi realizada de forma remota, com cada competidor em sua casa, mas em comunicação entre si. Teve a participação de 513 times dos quais os 55 melhores, e representativos por regiões do Brasil, participaram da prova em Gramado.

A participação dos estudantes foi financiada pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, PESC/COPPE/UFRJ.

A prova teve 5 horas de duração, com um computador e consulta a material somente impresso, inclusive livros. As equipes tinham que resolver um conjunto de 15 problemas, para serem resolvidas com a melhor modelagem matemática e o algoritmo mais eficiente que tinha que ser implementado. Ganha quem fizer mais problemas, e o desempate para o mesmo número de problemas é no tempo.

Parabéns à Profa. Marcia Cerioli e ao estudantes Chistofer, Leticia e Felipe!

Abaixo a medalha e a equipe premiada.