A tese de doutorado de Ulisses Telemaco NetoAgileQube: na Approach for Specification and Detection of Agile Smells”, orientada pelo Prof. Toacy Oliveira foi premiada em Segundo Lugar no Concurso de Teses de Doutorado em Qualidade de Software, no Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2021).

Também foi premiada em Terceiro Lugar no Concurso de Dissertações de Mestrado do SBQS, a dissertação de mestrado de Jhonatan BoarimQuality of CRM Systems”, orientada pela Profa. Ana Regina Rocha.

Outras teses de doutorado premiadas foram orientadas por ex-alunos do PESC:  ”Directives of Communicability for Software Artifacts”, orientada pela Profa. Tayana Conte da UFAM e “Organizing a set of  Empirical Findings on the Causes and Effects of Technical Debt through a Globally Distributed Family of Surveys”, orientada pelo Prof. Rodrigo Spinola da UNIFACS e cuja autora Nicolli Rios também recebeu um dos Distinguished Papers Awards pelo artigo “Technical Debt is not Only about Code and We need to be Aware about it”. Nicolli é atualmente pós-doutoranda no Grupo de Engenharia de Software Experimental do PESC.

Mais uma dissertação de mestrado orientada por ex-aluno do PESC foi premiada. A dissertação “An Approach Based on Conceptual Modeling to Understand Factors that Influence Interoperability in Systems of Information Systems”, orientada pelo Prof. Rodrigo Santos da UNIRIO.

Em destaque, a Profa. Ana Regina Cavalcanti da Rocha, juntamente com Kival Weber, foram publicamente homenageados pela comunidade de Qualidade de Software por sua valorosa e intensa contribuição à área ao longo destes 20 anos de SBQS e a implantação da cultura de qualidade de software no Brasil.

Parabéns aos alunos, ex-alunos e professores do PESC premiados!