A dissertação de mestrado de Leonardo Filipe Rodrigues Ribeiro, intitulada "Learning Network Node Representations from Structural Identity" e orientada por Daniel Ratton Figueiredo, recebeu o primeiro lugar no 11o. Concurso de Teses e Dissertações em Inteligência Artificial e Computacional (CTDIAC), evento satélite do Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS), realizado em São Paulo de 22 à 25 de outubro de 2018.

 

A dissertação apresenta uma nova metodologia para mapeamento de vértices de uma rede em um espaço Euclideano de forma a preservar a similaridade estrutural dos vértices, encontrando aplicações no descobrimento de papéis dos vértices e problemas de classificação de vértices. O trabalho foi publicado na ACM SIGKDD 2017 (ver notícia) e foi bem recebido pela comunidade, já tendo acumulado 70 citações, segundo o Google Scholar.

 

O 11o. CTDIAC recebeu 25 dissertações de mestrado (e 19 teses de doutorado) em sua primeira fase, das quais quatro foram selecionadas para a segunda fase, que consiste de apresentação oral e arguição dos organizadores do concurso (ver listagem).

 

Além do Leonardo, a dissertação de mestrado intitulada "Speeding Up Parameter and Rule Learning for Acyclic Probabilistic Logic Programs" de Francisco Faria, orientada por Fabio Cozman (USP), também recebeu o primeiro lugar.

 

Parabéns ao Leonardo e seu orientador pela conquista!

 

Fotos:

 

(1) Certificado de Premiação:

 

 

(2) Entrega do Prêmio (da esquerda para direita): Richard Aderbal Gonçalves (organizador do CTDIAC), Leonardo Filipe Rodrigues Ribeiro (premiado, PESC), Francisco Faria (premiado, USP), Ronaldo Cristiano Prati (organizador do CTDIAC):

 

 

Topo