Na terça-feira, dia 14 de abril, o professor Nelson Maculan Filho, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, recebeu o título Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A cerimônia foi realizada, às 17 horas, no Salão Nobre da Reitoria, no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.

O título traduz o reconhecimento pela atuação do professor Maculan como Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), no período de 2003 a 2006. Durante sua gestão foi realizada a expansão do sistema federal de ensino superior, com o objetivo de ampliar o acesso à universidade, reduzir a desigualdade entre as regiões do país e promover a inclusão social. Também foram feitos investimentos nos campi da UFPI, de Parnaíba, Picos e Bom Jesus.

Honoris Causa é um título concedido a pessoas que se destacam pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras e do melhor entendimento entre os povos.

Professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe desde 1971, Nelson Maculan Filho já orientou 160 dissertações de mestrado, 66 teses de doutorado e publicou 120 artigos em periódicos nacionais e internacionais. Professor Emérito da UFRJ desde 2014, foi diretor da Coppe (1990), reitor da UFRJ (1990-1994) e Secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro (2007-2008).

Agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2007), Maculan é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Nacional de Engenharia. Recebeu em 2011 o Prêmio Anísio Teixeira; o título de Professor Honoris Causa da Universidad Nacional Mayor de San Marcos , no Peru, em 2003, e da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2012; e a Medalha do Mérito Universitário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em 2010.