O artigo "Optimization Models, Statistical and DSS Tools for Dengue Prevention and Combat", de NEGREIROS, XAVIER, XAVIER, MACULAN, MICHELON, ANDRADE e LIMA (2011) atingiu no início deste mês de agosto/2014 a marca de 2000 downloads.

 

O mesmo descreve um Arcabouço Computacional articulado a um conjunto de modelos matemáticos destinados aos eficazes combate e controle da dengue. O trabalho apresenta um teste e avaliação do contexto da expansão da dengue em Fortaleza no período de 2005 a 2006.

 

Esse é um trabalho liderado pelo Prof Marcos Negreiros, Universidade Estadual do Ceará, resultado de 25 anos de trabalho de pesquisas que surgiram como desdobramentos de suas dissertação de mestrado e tese de doutorado realizadas no PESC/UFRJ.

 

Além de médicos especilizados em Epidemiologia, esse trabalho conta também com a cooperação de dois professores do PESC: Adison Elias Xavier e Nelson Maculan.

 

Pelo expressivo número de acessos e downloads, constata-se que essa pesquisa, pioneira no Brasil, está também se constituindo em uma referência mundial nessa temática de grande importância sócio-econômica, pois introduz um conjunto de soluções importantes para tratar o problema logístico de controle e combate a dengue, em relação ao que se faz ainda hoje no Brasil.

 

Clique aqui para acessar o artigo.

 

Topo