A UFRJ está organizau o Festival do Conhecimento, um evento aberto e plural que faz parte da comemoração dos seus 100 anos, de 14/7 a 25/7 de forma virtual. Ao todo foram submetidas 581 atividades ao vivo e 1542 atividades gravadas, e a grande maioria foi aceita para compor a programação do festival.

O PESC participou no festival com diversas atividades, gravadas e ao vivo, com participação de alunos, técnico-administrativos, e professores. Segue a listagem (não exaustiva) da participação do PESC no festival.

Atividades Gravadas:

"PESC 50 anos de Conhecimento", Guilherme Horta Travassos, Ana Regina Cavalcanti da Rocha, Celina Miraglia Herrera de Figueiredo, Ricardo Cézar Vieira da Silva Júnior

"Conhecendo a Computação Quântica", Franklin de Lima Marquezino

"O trabalho remoto em tempos de pandemia", Ricardo Cezar Vieira da Silva Junior, e outros.

"Jogos Sérios e Jogos de Guerra", Leandro Ouriques Mendes de Carvalho (aluno do PESC)

"Pensando a Pandemia - Os Brasis Profundos após a Pandemia", Henrique Luiz Cukierman e outros.

"Os Brasis Profundos pós Pandemia - Educações para adiar o fim do mundo", Henrique Luiz Cukierman e outros.

"Os Brasis Profundos pós Pandemia - Economias para adiar o fim do mundo" - Debate/Painel Temático.

"Os Brasis Profundos pós Pandemia - Ciberespaços para adiar o fim do mundo" - Debate/Painel Temático, Henrique Luiz Cukierman e outros.

"Os Brasis Profundos pós Pandemia - Estudantes para adiar o fim do mundo" - Debate/Painel Temático, Elena Veríssimo (aluna) e outros.

"LabIS durante a pandemia - A atuação nas comunidades", Marcos Rodrigo (aluno do PESC).

"LabIS durante a pandemia - Os projetos do LabIS", Laboratório de Informática e Sociedade, PESC.

"Pensando a pandemia - Um exercício comparativo entre Wuhan e Rio de Janeiro", Henrique Luiz Cukierman.

"Labis durante a pandemia - Entrega das cestas básicas", Laboratório de Informática e Sociedade, PESC.

"A Jornada da Heroína - Incentivando Mulheres em STEM", Luis Felipe Coimbra Costa (doutorando PESC) e Ana Moura Santos, LUDES / PESC.

"SEJA - Uma metodologia de Ensino de pensamento Computacional Infantil", Rafael Studart Monclar (doutorando PESC), LUDES / PESC.

"A Beleza do Jogar sob um Olhar Computacional", Eduardo Mangeli (doutorando PESC), LUDES/PESC.

Atividades Ao Vivo (veja o video pelo link):

Painel Temático: "Finanças solidárias, moedas sociais e bancos comunitários", Marcos Rodrigo Maciel Ferreira (aluno do PESC), e outros.

Painel Temático: "Ciência das Redes x Teoria dos Grafos: Uma Nova Esperança", Daniel Ratton Figueiredo, Fábio Happ Botler, Jayme Luiz Szwarcfiter (moderador).

Painel Temático: "Inovação e Educação 4.0: compartilhando experiências", Guilherme Horta Travassos, e outros.