A seguir transcrevemos a mensagem do Diretor da COPPE acerca da quarentena devido ao COVID-16.

 

No intuito de ampliar o isolamento social, e em virtude do decreto de emergência do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Coppe está funcionando, majoritariamente, “on line”. Nosso objetivo é reduzir, ao máximo, os riscos de contaminação e os impactos negativos decorrentes da pandemia causada pelo Coronavírus.  Nesse sentido, desviamos os telefones das diretorias para os telefones celulares dos servidores de cada uma delas, possibilitando a ampla comunicação, tanto por e-mail como por telefone. Todos estão trabalhando a distância e estamos usando diferentes plataformas para nossa interação (Skype, Zoom, Whatsapp, etc).

A diretoria administrativa está atendendo de forma presencial apenas as chamadas emergenciais.  A segurança e a brigada seguem nos apoiando nas suas atividades habituais. A limpeza está sendo realizada nos setores envolvidos no combate à pandemia e, nos demais, por solicitação específica nesse sentido. A equipe de desenvolvimento do CISI está trabalhando remotamente, mas o pessoal de suporte está em regime de revezamento de plantões garantindo o funcionamento da rede e do correio. Os gerentes da DPADI se reúnem diariamente, de forma remota, para avaliar a solução a cada problema que surge.

A diretoria-adjunta de gestão de pessoas tem se concentrado em fornecer esclarecimentos e orientações, por e-mail e WhatsApp, sobre procedimentos remotos que podem ser adotados pelos setores e suas equipes. As orientações e esclarecimentos prestados envolvem os setores da DPADI e servidores dos laboratórios.

O Núcleo Psicossocial de Apoio ao Discente (NUPAD) enviará, semanalmente, um texto sucinto relativo a temas de saúde mental que possam contribuir para orientar e apoiar as pessoas neste difícil momento pelo qual estamos passando. O e-mail da equipe (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) está disponível para os casos de acolhimento e/ou orientação particularizada.

A diretoria acadêmica, os setores de registro, extensão e a CAD também estão funcionando remotamente pelos respectivos e-mails. Adicionalmente, está atendendo no ramal 3938-7060, o qual foi transferido para o telefone celular da servidora Jaqueline Novaes.

Em 17 de março, a diretoria acadêmica enviou um e-mail para os professores, com o assunto “Comunicado da Diretoria Acadêmica sobre as defesas remotas”, contendo todas as instruções e regulamentações para defesas de mestrado, doutorado e exames de qualificação neste período de quarentena. Em breve, essas instruções também estarão disponíveis na página da Coppe.

Informamos aos pesquisadores que estão realizando suas pesquisas remotamente que o acesso a artigos da Elsevier pode se dar pela intranet seguindo as instruções que estão no link do CAFE. Para o acesso aos artigos da Web of Science, basta acessar o link disponível na própria intranet. 

Esclarecemos, ainda, que todos os procedimentos envolvendo entrega de documentação referente a processos de progressões ou promoções, avaliação CAD, estágios probatórios e inscrições em concurso e contratações estão momentaneamente suspensos.  

A diretoria de Tecnologia e Inovação mantém suas atividades internas e externas por meio de plataformas on-line, pelo telefone (36223464) e e-mail.

A Fundação Coppetec implantou o home office e por ele está prestando e ampliando seus serviços remotos de compras, demandas de requisição de pessoal, pagamentos de boletos e protocolo digital. Além disso, todos os gerentes estão atendendo por e-mail, telefone fixo, os quais foram desviados para os seus telefones celulares, e pelo Whatsapp.

A vice-diretoria está atendendo pelos telefones 3938-7028 e 3938-7029, cujos números foram desviados para o telefone celular da secretária Monique Menezes.

A diretoria prestou atendimento presencial na primeira semana da quarentena, mas passará a adotar, dentro do possível, o atendimento remoto. Os contatos devem ser feitos por e-mail ou pelos telefones da diretoria (3622-3477, 3622-3478 e 3622-3466) que estarão desviados para os telefones celulares das secretárias.

A equipe da Assessoria de Comunicação está trabalhando, remotamente, em regime de plantão, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones celulares 96781-6238 ou 97118-1922.

O Conselho de Coordenadores se reunirá virtualmente, de acordo com o calendário aprovado para o ano 2020. Várias ações estão sendo conduzidas pelo nosso corpo social nos diversos Grupos de Trabalhos criados pela Coppe e pela Reitoria visando o enfrentamento da crise causada pelo Coronavírus. Dessa forma, estamos dando continuidade às nossas tarefas, preservando a segurança do nosso corpo social e atendendo às necessidades institucionais.

 

<a> Romildo Toledo
Professor Romildo D. Toledo Filho
Diretor da COPPE/UFRJ

Topo