A Coppe/UFRJ inaugurou na quarta-feira, 13 de julho, o Supercomputador Lobo Carneiro. Com um sistema inédito de controle e operação, o Lobo Carneiro é capaz de realizar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo, com eficiência energética e operação remota. O evento foi descrito pelo reitor da UFRJ, professor Roberto Leher, como "um dia luminoso para a universidade", referindo-se à promissora perspectiva que o equipamento traz para a pesquisa científica de ponta, recebida por todos como um sopro de otimismo para o país, em um momento de crise econômica e incertezas políticas.

A solenidade, que lotou o auditório da Coppe, contou com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações, Gilberto Kassab; o reitor da UFRJ e a vice-reitora, o professor emérito e fundador da Coppe, professor Alberto Luiz Coimbra; a professora Denise Nascimento; o decano do Centro de Tecnologia da UFRJ, o professor Fernando Ribeiro; o diretor da Coppe, Edson Watanabe, e demais membros da diretoria.

O evento contou ainda com a presença da família do homenageado, professor Luiz Fernando Lobo Carneiro, e com representantes das empresas que formaram o consórcio vencedor da licitação do supercomputador, Silicon Graphics International (SGI) e Versatus HPC. Também prestigiaram a cerimônia, representantes de unidades da UFRJ, de empresas e de institutos de pesquisa.

Todo o processo de aquisição e instalação do supercomputador foi liderado pelos Prof. Guilherme Horta Travassos (PESC) e Alvaro Coutinho (PEC), e contou com a ativa participação da equipe do NACAD e Fundação COPPETEC.

Para mais detalhes clique aqui.

Repercussão na midia:

Veja a matéria da Globo News clicando aqui.

Jornal da BAND (Rio) - UFRJ inaugura supercomputador

Jornal da BAND (Nacional)UFRJ Cria Supercomputador mas Falta de Verba Compromete os Projetos

CBN - Coppe inaugura supercomputador com baixo consumo de energia

Diário de PernambucoInstituto brasileiro inaugura supercomputador para pesquisas em saúde