Recepção aos Novos Alunos do PESC em 2023P1
“O que me motivou a entrar no PESC foi a sua tradição, excelência e contribuição para o ensino de computação no país. A possibilidade de aprender com os melhores professores e alunos e melhorar a cada dia", é o que Gabriel Souto de Jesus Augusto diz sobre a nova jornada que iniciou no dia 23/03/2023 – data da recepção aos 27 novos Mestrandos e Doutorandos que compõem a turma 2023P1 do PESC.
Sobre o PESC nos diz Ronald Albert de Araújo Júnior: "É uma grande referência na pós-graduação em computação no Brasil. Além de ser um dos programas mais tradicionais do Brasil, é um dos poucos a atingir a nota 7 na avaliação da CAPES. Por isso penso que seja o ambiente mais propício ao desenvolvimento de pesquisas na área de computação, que é meu objetivo."
A presença feminina é de fundamental importância e Caroline da Conceição Lima nos conta que "A primeira vez que ouviu falar da COPPE devia ter uns 16 anos. Meu orientador do curso técnico era Doutorando e falava sobre os projetos. Quando fui para a graduação não foi diferente, a grande maioria dos meus professores fez mestrado ou doutorado no PESC. Quando tive a oportunidade de participar de um dos projetos da COPPETEC como aluna de Iniciação Científica, tive a certeza que, caso seguisse na carreira acadêmica, a COPPE seria o lugar certo para fazer meu mestrado e doutorado."
Já o Oficial da Marinha Ian José Agra Gomes diz que "Como Oficial da Marinha, realizar o mestrado pelo PESC é uma oportunidade ímpar de levar conhecimentos técnicos de alto nível ao setor operativo da Instituição, contribuindo para a realização de projetos na área de Defesa Nacional."
Gabriel Gazola Milan diz que “Durante a graduação, sempre tive uma enorme admiração pelos professores do PESC. Consoante a isso, também havia a vontade de ingressar na pós-graduação. Sendo assim, ingressar no PESC me parecia o melhor caminho e foi ótimo poder fazê-lo."
Conrado Catarcione Pinto nos conta que "O que mais atraiu minha atenção para o PESC foi a amplitude de possibilidades e caminhos que posso seguir e a liberdade que isso proporciona. Bem como a comprovada qualidade do Programa e a hospitalidade de seus funcionários e professores".
São alguns dos depoimentos que colhemos e que mostram o entusiasmo dos que aqui ingressam este período.
Os novos mestrandos e doutorandos foram recepcionados em uma palestra ministrada a três vozes pelos professores Guilherme Horta Travassos (atual Coordenador do PESC), Laura Silvia Bahiense da Silva Leite (próxima Coordenadora do PESC e Daniel Ratton Figueiredo (Coordenador Acadêmico) que deram as boas-vindas e falaram sobre os desafios a serem enfrentados nos próximos anos para concluírem a pós-graduação. Também estavam presentes diversos professores do PESC e a equipe administrativa foi representada por Ricardo Cézar Vieira da Silva Júnior (Secretário Executivo), Gutierrez da Costa (Secretário Acadêmico) e Roberto Rodrigues (Analista de TI) – que vos escreve aqui.
Mas são muitos outros depoimentos, tal como o de Bruno Nogueira Lobo Zaniotto: "Escolhi o mestrado no PESC pela oportunidade de estar em um programa altamente reconhecido e respeitado tanto no meio acadêmico quanto na indústria, que me permite trabalhar em projetos de pesquisa com professores que são líderes em suas áreas".
Para Júlio Cesar Medeiros dos Anjos Ramos, temos que "O que me motivou a entrar no mestrado no PESC foi o desejo de aprofundar os meus conhecimentos na área de inteligência artificial combinado com umas das melhores instituições do país nesta área e com grande reconhecimento do mercado".
Também Luan Vieira diz que atuação do PESC é o motivador e diz que "Vim do curso de Estatística do Instituto de Matemática da UFRJ, e já me interessava por tópicos como grafos e aprendizados de máquina, em especial aprendizado por reforço suportado por processo de decisão markoviano. O Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE é referência de pesquisa nestes tópicos e muitos outros, motivo pelo qual tomei a decisão de me candidatar ao mestrado no PESC".
E encerramos com as palavras de Fabrício Magalhães Coutinho: “Sou formado em Matemática Aplicada e Computacional pela UFRRJ e atualmente mestrando em Engenharia de Sistemas e Computação pelo PESQ. Meu principal interesse em cursar o mestrado aqui, foi a linha de pesquisa de Engenharia de Dados e Conhecimento, que abrange as áreas de aprendizado de máquina, ciência de dados, banco de dados, mineração de texto, sistemas de recomendação entre outras. Todas elas do meu interesse e muito em alta nessa evolução da computação que estamos vivenciando. Poder trabalhar com áreas que envolvam inteligência artificial é fascinante. Outro motivo de estar aqui é que tenho amigos que se formaram pelo PESC e fui aluno do Renan Vicente (professor da UFRRJ) também oriundo do PESC, todos eles são excelentes profissionais. Agradeço muito pela oportunidade que me foi concedida e espero fazer um excelente trabalho”.
E nós, do Corpo Social do PESC esperamos poder corresponder a todos esses anseios da nova turma.
Bem-vindos!
Laura e Daniel falam sobre o PESC aos novos alunos.
A turma que inicia seus cursos.
Publicado em 29/03/2023