O processo seletivo para ingresso no Mestrado ou no Doutorado do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ está com inscrições abertas até 30/01/2023. O edital e o link para as inscrições online estão disponíveis em www.cos.ufrj.br/selecao/

O Programa completou cinquenta anos de existência e foi um dos pioneiros na área de Engenharia de Sistemas e Computação no Brasil. Tem a máxima na CAPES (nota 7) sendo considerado uma pós-graduação com inserção internacional.

Candidatos ao título de mestre ou doutor poderão se inscrever nas seguintes áreas de pesquisa: Algoritmos e Combinatória (AC); Arquitetura e Sistemas Operacionais (ASO); Computação Gráfica, Processamento de Imagens e Visão Computacional (CG); Engenharia de Dados e Conhecimento (EDC); Engenharia de Software (ES); Inteligência Artificial (IA); Otimização (OT) e Redes de Computadores (RC). Mas as pesquisas abrangem vários outros assuntos.

As aulas do programa são ministradas presencialmente pelos professores no campus da UFRJ na Cidade Universitária (ilha do Fundão). O Programa fornece bolsas para alunos em tempo integral. O Programa faz parte da COPPE que é reconhecida internacionalmente na pós-graduação em Engenharia, sendo uma das unidades da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - a mais antiga e uma das principais Universidades do Brasil. Através da COPPETEC é feita a integração entre academia e indústria e há oportunidades para os alunos atuarem em projetos de PD&I para complementação de bolsas ou até contratações CLT com boa remuneração.

Contamos com o apoio para a ampla divulgação.

A seguir o Cronograma do processo seletivo.

Inscrições:
Até 30 de janeiro de 2023.

Avaliação (análise da documentação, provas):
De 01 a 17 de fevereiro de 2023.

Divulgação da avaliação (notas):
Até 27 de fevereiro de 2023.

Divulgação dos resultados:
Até 01 de março de 2023.