Pesquisadores da Coppe/UFRJ mapearam o índice de risco de contaminação dos trabalhadores brasileiros pelo Coronavírus, de acordo com suas atividades profissionais. De acordo com o estudo, 2,6 milhões de profissionais da área de Saúde apresentam risco de contágio acima de 50%. Dentre eles, os mais vulneráveis são os técnicos em saúde bucal, um total de 12.461 profissionais, com 100% de risco de contágio em função do ambiente e da proximidade física com os pacientes. 

Vendedores varejistas, operadores de caixas, entre outros profissionais do comércio que, juntos, somam cerca de 5 milhões de trabalhadores no país, apresentam, em média, 53% de risco de serem infectados pelo Covid-19. Caso as aulas não tivessem sido suspensas, os professores também estariam no grupo de profissionais mais afetados, com índice de risco acima de 70%.

Liderado pelo pesquisador Yuri Lima, do Laboratório do Futuro, sob a coordenação do professor Jano Moreira de Souza, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe,  o estudo foi um dos temas de destaque no jornal O Globo, neste domingo, 05/04. 

De acordo com o pesquisador da Coppe, o impacto do Coronavírus vai mudar a dinâmica do mercado. A tendência é que haja uma modificação nos modelos de negócios das empresas. Os empresários já devem estar avaliando como gerar receita sem depender de aglomerações em seus estabelecimentos, seja no comércio ou na indústria.

Notícia do Planeta Coppe Notícias saiba mais clicando aqui.

 

 

Topo