Pergunta: Qual o prazo que eu tenho para defender mestrado ou doutorado?

Outras perguntas respondidas aqui:

• Qual o prazo do seminário de qualificação de mestrado?
  • Qual o prazo do exame de qualificação de doutorado?
  • Qual o prazo (padrão) das bolsas CAPES e CNPq?

Atenção

Essa resposta é baseada no regulamento da Coppe, válido para os alunos matriculados a partir de 2017/1, mas também trata dos casos relacionados ao período excepcional durante a pandemia, quando a UFRJ suspendeu os prazos.

Apesar dos nossos esforços para manter essa página atualizada, o que é válido é o regulamento disponível na página nova da COPPE.

Para o mestrado:

• O prazo para realizar a qualificação de mestrado é de 2 anos. Não há extensão.
  • O prazo de defesa é de 3 anos
    • O prazo se encerra um dia antes do dia que começou o período em que o aluno entrou. Por exemplo, se você entrou no período de 2022/1, as atividades começaram em 21/03/2022, então o prazo vai até 20/03/2025.
    • É possível, com justificativa, pedir duas extensões de até 3 meses, totalizando 6 meses.
  • As bolsas tem prazo de 2 anos  a partir da sua entrada no PESC (e não da data em que ela é recebida pela primeira vez) e não podem ser estendidas

Para o doutorado

• O prazo para realizar a qualificação é de 3 anos. Há a possibilidade de extensão.
  • O prazo de defesa é de 5 anos
    • O prazo se encerra um dia antes do dia que começou o período em que o aluno entrou. Por exemplo, se você entrou no período de 2022/1, as atividades começaram em 21/03/2022, então o prazo vai até 20/03/2027.
    • É possível, com justificativa, pedir duas extensões de de até 6 meses, totalizando 12 meses.
  • As bolsas tem prazo de 4 anos a partir da sua entrada no PESC (e não da data em que ela é recebida pela primeira vez) e não podem ser estendidas

Mas não é tão simples...

Para fazer as defesas, é necessário fazer um pedido de defesa (que inclui indicar a banca) e que todas as notas estejam certas. Esse pedido deve ser feito bem antes do prazo final.

Isso está bem descrito nesse documento (https://www.cos.ufrj.br/arquivos/Regras%20COPPE%202020%20Resumo.pdf)

Casos de alunos que cursaram o PESC durante o período excepcional da pandemia de Covid-19

Os alunos que estavam no curso durante a pandemia de Covid-19 podem descontar do seu prazo todos os dias em que eram alunos até o final do período excepcional com suspensão de prazo dada pela UFRJ, que se encerrou em 14/03/2022.

Isso está detalhado nesse documento.

Atualizada em  21/ago/2023