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Sexta-feira, 06 Dezembro 2024, 13:30 - 15:30
Dissertação de Mestrado
"Desenvolvimento e Aplicação de Um Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais Digitais"
Alexandre Donnelly Vaz
Data: 6 de dezembro de 2024, sexta-feira
Horário: 13h30
Sala: H-324B
Banca Examinadora:
Prof. Geraldo Bonorino Xexéo - PESC/COPPE/UFRJ (Presidente da Banca e Orientador)
Prof. Jano Moreira de Souza - PESC/COPPE/UFRJ
Prof. Tadeu Moreira de Classe - PPGI/UNIRIO
Prof. Jano Moreira de Souza - PESC/COPPE/UFRJ
Prof. Tadeu Moreira de Classe - PPGI/UNIRIO
Resumo:
Jogos educacionais de boa qualidade oferecem diversas ferramentas para aprimorar o aprendizado do aluno (GEE, 2003). Entretanto, há o risco de o jogo não motivar o aluno ao aprendizado satisfatoriamente (VITIELLO, 2022). A motivação ao aprendizado de um aluno tem influência sobre o seu desempenho acadêmico (STEINMAYR e SPINATH, 2009). Diversos modelos consolidados avaliam o aspecto motivacional de jogos educacionais digitais, porém costumam ser acompanhados de formulários longos e com um contexto de avaliação mais amplo que só a motivação ao aprendizado. Portanto, apresenta-se nesta dissertação um modelo de avaliação de motivação de alunos ao aprendizado via jogos educacionais digitais. Em complemento ao modelo, foi elaborado um formulário para a medição da motivação do aluno. A fim de assegurar a efetividade do formulário, foram avaliados a confiabilidade e as validades de conteúdo e de construtos. A avaliação da validade de conteúdo utilizou um método original a essa pesquisa, que aplica conceitos de tomada de decisão e análise de consenso da lógica fuzzy.
Jogos educacionais de boa qualidade oferecem diversas ferramentas para aprimorar o aprendizado do aluno (GEE, 2003). Entretanto, há o risco de o jogo não motivar o aluno ao aprendizado satisfatoriamente (VITIELLO, 2022). A motivação ao aprendizado de um aluno tem influência sobre o seu desempenho acadêmico (STEINMAYR e SPINATH, 2009). Diversos modelos consolidados avaliam o aspecto motivacional de jogos educacionais digitais, porém costumam ser acompanhados de formulários longos e com um contexto de avaliação mais amplo que só a motivação ao aprendizado. Portanto, apresenta-se nesta dissertação um modelo de avaliação de motivação de alunos ao aprendizado via jogos educacionais digitais. Em complemento ao modelo, foi elaborado um formulário para a medição da motivação do aluno. A fim de assegurar a efetividade do formulário, foram avaliados a confiabilidade e as validades de conteúdo e de construtos. A avaliação da validade de conteúdo utilizou um método original a essa pesquisa, que aplica conceitos de tomada de decisão e análise de consenso da lógica fuzzy.