Seminário PESC: Prof. Dr. Johnny Cardoso Marques (ITA)
Quarta-feira, 13 Dezembro 2023, 11:00 - 13:00

Trilhando o Desenvolvimento de Software para Sistemas Críticos através das Normas Usando Métodos Ágeis
Prof. Dr. Johnny Cardoso Marques

Prof. Dr. Johnny Cardoso Marques (ITA)

Dia 13/12 (quarta-feira), 11 horas, Sala H-324B
Transmissão ao vivo no Canal do PESC no YouTube

Esta palestra explora o desenvolvimento de software para sistemas críticos, ressaltando a necessidade de abordagens especializadas para assegurar segurança e confiabilidade. Em ambientes regulamentados, normas e padrões governam esse tipo de desenvolvimento, exigindo a aplicação rigorosa de processos de qualidade em consonância com os riscos de segurança. Apesar do aparente conflito inicial entre a documentação rigorosa desses desenvolvimentos e a filosofia ágil, a palestra oferecerá insights sobre como conciliar essas abordagens, especialmente nas áreas de aviação e medicina.

Short Bio
Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2002). Mestre pelo programa de pós-graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica na área de Sistemas Aeroespaciais e Mecatrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica/ITA (2004). Doutor pelo programa de pós-graduação em Engenharia Eletrônica e Computação na área Informática pelo ITA (2016). Desde 2018, é Professor Adjunto da Divisão de Ciência de Computação e atualmente é chefe do departamento de Software e Sistemas de Informação. Orienta alunos de graduação e de pós-graduação do ITA na área de Engenharia de Software. Atuou entre 1998 e 2018 na indústria com atuação em computação e segurança (safety) para o setor aeronáutico com passagens pelas empresas Transbrasil (1998-2000), Varig (2000-2003) e Embraer (2003-2018). Foi Representante Credenciado em Engenharia de Software para Certificação Aeronáutica junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) entre 2007 e 2018, atuando na aprovação de projetos como autoridade delegada. Pesquisa nas áreas de engenharia de requisitos, qualidade de software para sistemas críticos, sistemas de informação e casos de segurança. É autor de várias normas e publicações em engenharia de software na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Radio Technical Commission for Aeronautics (RTCA) e Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), como a RTCA DO-178C, RTCA DO-200B, ISO/IEC/NBR 62304 e ISO/IEEE 29148.