Semana PESC: Paulo C. G. Costa (George Mason University)
Quarta-feira, 22 Novembro 2023, 12:00 - 13:00

Retorno de investimento (RoI) em segurança cibernética: a chave para digitalização da infraestrutura de manufatura
Paulo C. G. Costa (George Mason University)

Paulo C. G. Costa (George Mason University)

Dia 22/11 (quarta-feira), 12 horas, Sala H-324B.
Transmissão ao vivo no Canal do PESC no YouTube.

Em todo o globo, as infraestruturas de manufatura e redes de cadeias de suprimento associadas estão sob constantes ataques cibernéticos, visando comprometer ou degradar tanto os seus componentes físicos como informacionais, algumas vezes com sucesso - conforme podemos ver na mídia. Neste ambiente hostil, fabricantes se vêem em um dilema. Por um lado, eles precisam digitalizar suas empresas para poder se manter competitivos em uma sociedade cada vez mais interconectada. Por outro lado, assim fazendo eles aumentam a vulnerabilidade a ataques cibernéticos. Para piorar, as soluções de segurança cibernética atuais são fragmentárias, subutilizadas, inefetivas, e são vistas por muitos como custos que não trazem benefícios. Essa palestra apresenta um esforço de pesquisa em quantificação de segurança cibernética, que visa prover os tomadores de decisão com uma abordagem holística para calcular o retorno de investimento das soluções de segurança cibernética - expondo como este investimento proporciona uma digitalização segura de suas empresas. Exemplos da pesquisa multidisciplinar que levaram a estes resultados também abordados nesta apresentação.

Short Bio
O Professor Paulo Costa é o Chefe do Departamento de Engenharia de Segurança Cibernética, Diretor do Centro de Excelência em C4I & Cyber, e possui uma tênure dupla como professor do Departamento de Engenharia de Sistemas e Pesquisa Operacional, todos na Universidade George Mason, localizada no estado de Virginia nos Estados Unidos. Ele atualmente é Vice-Presidente para Automação Segura e Segurança de Cadeias de Suprimento no Instituto de Inovação em Segurança Cibernética de Manufatura, do Departamento de Energia dos EUA. Sua especialidade deriva tanto de trabalhos anteriores como profissional e depois pesquisador nas áreas de segurança de transporte, segurança de sistemas físico-cibernéticos, representação e raciocínio probabilístico, apoio a decisão e pesquisa operacional. Ele é um pioneiro na área de ontologias probabilísticas e criador do PR-OWL, uma linguagem probabilística para a Internet semântica, bem como contribuidor chave do UnBBayes-MEBN, uma implementação de código aberto da linguagem PR-OWL. O serviço acadêmico do Prof. Paulo Costa inclui participação em programas técnicos em diversas conferências e jornais acadêmicos, bem como membro revisor em comitês na Fundação Nacional de Ciência americana (NSF), Academinas Nacionais de Engenharia americanas e outros. Ele é um membro sênior do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) e serve atualmente no Conselho de Diretores da Sociedade Internacional de Fusão de Informação (ISIF), da qual foi Presidente por dois termos.