Ir para o conteúdo
GovBR

Calendário de Eventos

Flat View
Ver por ano
Vista mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver Hoje
Search
Pesquisar
Download como arquivo ICAL
Seminário: Sulamita Klein (UFRJ) 
Quarta-feira, 28 Junho 2017, 11:00 - 13:00

O Ciclo de Seminários PESC volta a acontecer com uma palestra da prof. Sulamita Klein, do PESC.

Sula irá apresentar trabalhos recentes em uma classe de grafos que fazem problemas tradicionalmente difíceis ficarem mais fáceis. É um bom exemplo de como estrutura afeta funcionalidade! A palestra promete ser acessível, sem que seja necessário conhecimento prévio do tema.

Programe-se, participe, e ajude na divulgação! 

Mais detalhes abaixo ou clicando aqui.

 

-------

 

Palestrante:

Sulamita Klein, Professor Titular, IM-COPPE/UFRJ

 

Título:

Complexidade e Estrutura: a aparente facilidade dos grafos-(k,l) bem cobertos

 

Dia/horário/local:

Quarta, 28 de junho, 11h, sala H-324B

 

Resumo:

Um grafo G = (V, E) é bem coberto quando todos os seus conjuntos independentes maximais têm o mesmo número de vértices. Chvátal e Slater mostraram que o reconhecimento de grafos bem cobertos em geral é coNP-completo. Entretanto, existem reconhecimentos polinomiais para algumas classes de grafos: bipartidos, split, cografos entre outras. Uma propriedade algoritmica interessante dos grafos bem cobertos é que o algoritmo guloso usado para encontrar um conjunto independente maximal sempre produz um conjunto independente máximo quando aplicado em um grafo bem coberto. G = (V, E) é um grafo-(k, l) se o seu conjunto de vértices V pode ser particionado em k conjuntos independentes e l cliques. Essa classe de grafos engloba diversos grafos conhecidos. Brandstädt provou que o reconhecimento de grafos-(k, l) é polinomial para k <= 2 e l = 2 e NP-completo caso contrário. Nessa palestra vamos considerar grafos que são bem cobertos e ao mesmo tempo são grafos-(k, l) e discutir a complexidade do problema de decisão GRAFO-(k, l) BEM-COBERTO, que tem como entrada um grafo G = (V, E) e a questão: G é (k, l) e bem-coberto?

Esse trabalho foi feito em colaboração com Luerbio Faria (UERJ) e Sancrey Rodrigues Alves (FAETEC-atualmente aluno de doutorado do PESC).

 

Bio resumida:

Sulamita Klein é doutora pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE desde 1994, tendo sido orientada pelo Professor Jayme Szwarcfiter. Fez pós-doutorado em 2000 na Universidade Pierre e Marie Curie(Paris VI). Sua carreira docente transcorreu na UFRJ, onde ingressou no Instituto de Matemática em 1979 e na COPPE/Sistemas em 1995. Atualmente é professora titular da UFRJ. É bolsista de produtividade do CNPq desde 1995, sendo atualmente pesquisadora 1B do CNPq. É Cientista do nosso Estado (FAPERJ) desde 2007. Atua nas áreas de Teoria dos Grafos e Complexidade.

Voltar

Topo
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.