A Jornada da Heroína Aprendiz: Motivando Mulheres em Cursos STEM Através do Poder de Uma Narrativa
Authors:
Autores
Person role | Person | |
---|---|---|
7233 |
Ana Isabel Baptista Moura Santos (Co-supervisor)
|
3160,299,2891
|
7232 |
3160,299,2891
|
|
7231 |
3160,299,2891
|
Informations:
Pesc publication
A Educação de STEM é fundamental para o futuro dos países em decorrência dos avanços tecnológicos nestas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. No entanto ainda nos dias de hoje existe uma baixa participação do gênero feminino nestas áreas. Esta baixa participação pode dificultar a diversidade de ideias, a inovação e a criatividade no desenvolvimento de novas soluções nestes campos. Esta tese propõe um modelo que apoia a motivação do gênero feminino, principalmente jovens mulheres em cursos nas áreas de STEM. Além do modelo, A Jornada da Heroína Aprendiz (JHA), também foi desenvolvida uma infraestrutura de suporte que permite o cadastro de um curso e sua integração com uma plataforma de ensino à distância, chamada Heroines Learning System (HeLaS). Para o desenvolvimento da tese, foram realizadas pesquisas em modelos de jornadas heroicas nas versões masculinas (Campbell) e feminina (Murdock), além da utilização da Teoria da Autodeterminação, a Auto Regulação da Aprendizagem e do Aprendizado Baseado em Projetos. Para a validação do modelo da JHA, foi realizada uma avaliação com especialistas e para a validação da aplicação em curso, foram avaliados e comparados os resultados entre um mesmo curso disponibilizado sem a JHA e uma nova edição do curso com a aplicação integrada da JHA. Os resultados demonstram que a JHA aumenta a motivação para a entrada no curso e que os 12 estágios da JHA possuem linguagem e design apropriados para o gênero feminino.
STEM Education is fundamental for the future of countries due to technological advances in areas of Science, Technology, Engineering, and Mathematics. However, even today, there is low participation of the female gender in these areas. This low participation can hinder the diversity of ideas, innovation, and creativity in developing new solutions in these fields. This thesis proposes a model that supports female motivation, especially among young women in STEM courses. In addition to the model, Heroine’s Learning Journey (HLJ), a support infrastructure was also developed that allows the registration of a course and its integration with a distance learning platform, Heroines Learning System (HeLaS). For the development of the thesis, research was carried out on models of heroic journeys in male (Campbell) and female (Murdock) versions, in addition to the use of the theory of self-determination, self-regulation of learning, and Project-based learning. For the validation of the HLJ model, an evaluation was carried out with specialists. For the validation of the ongoing application, results were evaluated and compared between the same course available without the HLJ and a new edition of the same course with the integrated application of the HLJ. The results demonstrate that the HLJ increases motivation to enter the course and that the 12 stages of the HLJ have appropriate language and design for the female gender.