Events Calendar

Flat View
By Year
Monthly View
By Month
Weekly View
By Week
Search
Search
Download as iCal file
Semana PESC 2024: Eduardo Diniz (FGV) e Joaquim Melo (Rede Brasileira de Bancos Comunitários e Instituto E-Dinheiro Brasil)
Thursday, 05 December 2024, 12:00 -  1:00

Semana PESC 2024: Inovações em Infraestrutura Digital para Moedas Sociais: DREX, R3B e o Papel do Bolsa Família na Economia Solidária
Eduardo Diniz (FGV) e Joaquim Melo (Rede Bras. de Bancos Comunitários e Inst. E-Dinheiro Brasil) 

 
 
Inovações em Infraestrutura Digital para Moedas Sociais: DREX, R3B e o Papel do Bolsa Família na Economia Solidária 
 
Eduardo Diniz (FGV)
 
 
 
 
 
 
Joaquim Melo (Rede Brasileira de Bancos Comunitários e Instituto E-Dinheiro Brasil) 
 
Dia 05/12 (quinta-feira), 12 horas, Sala H-324B
 
 
Resumo:
A palestra aborda as recentes inovações em infraestruturas digitais voltadas para a economia solidária, com foco na Rede Blockchain de Bancos Comunitários (R3B) e no DREX, a nova plataforma de pagamento digital do Banco Central. Serão discutidas as oportunidades e desafios que essas tecnologias oferecem para a criação, circulação e rastreabilidade de moedas sociais, explorando como esses sistemas podem impulsionar a inclusão financeira e promover o desenvolvimento econômico local. O papel estratégico do programa Bolsa Família será analisado dentro desse ecossistema digital, demonstrando como a integração de benefícios sociais a essas redes tecnológicas pode fortalecer a distribuição de renda e fomentar a economia solidária no Brasil. Por meio de exemplos práticos e estudos de caso, a palestra explorará o impacto das ferramentas digitais na transparência, na eficiência das transações e no empoderamento das comunidades atendidas pelos bancos comunitários.
 
Short Bio Eduardo
Pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Formado em Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrônica, na Escola de Engenharia de São Carlos USP (1983), Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1994) e Ph.D. em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2000). Visiting Scholar na University of California, Berkeley (1996-98), na HEC Montréal (2007) e na Erasmus University (2016-17). É Bellagio Fellow, indicado pela Fundação Rockefeller em 2014, e pesquisador do Centro de Microfinanças e Inclusão Financeira pela FGV, (FGVcemif) desde 2007. Foi coordenador do ADI divisão acadêmica da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) de 2005 a 2006 e coordenador do tema Tecnologia da Informação no governo, Comunidades e Organizações Não-Governamentais na Anpad (2007 a 2009). Professor da Escola de Administração do Estado da Fundação de São Paulo Getulio Vargas (FGV EAESP) desde 1999, foi editor-chefe da RAE, Revista de Administração de Empresas, FGVexecutivo e FGVcasos, de janeiro de 2009 a dezembro 2015. Atualmente é Chefe do departamento de Tecnologia e Ciência de Dados (TDS). Ele tem sido convidado a apresentar seu trabalho de pesquisa em bancos centrais e federações de bancos do Brasil, México, Índia e Colômbia.
 
Short Bio Joaquim
Joaquim Melo, líder comunitário,  63, é um dos pioneiros no desenvolvimento de moedas sociais no Brasil e fundador do Banco Palmas, o primeiro banco comunitário do país, criado em 1998 no Conjunto Palmeira, bairro periférico de Fortaleza (CE). Com mais de 25 anos de atuação no campo da economia solidária, Joaquim participou ativamente da criação e disseminação de moedas sociais como ferramentas para promover o desenvolvimento local sustentável e a inclusão financeira. Sua trajetória de militância em movimentos comunitários e sua experiência prática o levaram a ser uma referência nacional na temática das finanças solidárias. Em 2023, lançou o livro “As Moedas Sociais do Brasil: Do PalmaCard ao E-dinheiro”, que traz suas memórias e reflexões sobre a evolução e impacto dessas moedas no país.

 

Back

JSN_TPLFW_GOTO_TOP