Events Calendar

Flat View
By Year
Monthly View
By Month
Weekly View
By Week
Search
Search
Download as iCal file
Seminário Especial: Prêmio Turing 2019
Wednesday, 09 December 2020,  6:00 -  7:00

O tradicional Ciclo de Seminários PESC não aconteceu em 2020. Chegamos a ter o primeiro palestrante na agenda, um professor que estava vindo dos EUA mas cancelou a viagem no início de março. Com a suspensão das atividades presenciais e as dificuldades que seguiram, o Ciclo não aconteceu.

Mas para fechar bem 2020, teremos um seminário especial no embalo das comemorações dos 50 anos do PESC! 

Dando continuidade aos seminários sobre o Prêmio Turing, teremos o Prof. Claudio Esperança e o Prof. Ricardo Marroquim apresentando as contribuições de Ed Catmull e Pat Hanrahan que ganharam o Prêmio Turing 2019 (anunciado em 2020). Ed Catmull e Pat Hanrahan são dois dos mais proeminentes pesquisadores da área de Computação Gráfica, que entre outras coisas revolucionaram os filmes de animação 3D de longa metragem: Pat Hanrahan já ganhou três Prêmios Oscar! Claudio e Ricardo vão nos contar a incrível trajetória desses dois astros!

Programe-se, participe e ajude na divulgação.


Mais detalhes abaixo ou clicando aqui.

 

 

Palestrantes:

Prof. Claudio Esperança, Professor Titular, PESC/COPPE/UFRJ

Prof. Ricardo Marroquim, Professor Associado, PESC/COPPE/UFRJ, e Assistant Professor, TU Delft, Holanda

 

Título:

Prêmio ACM-Turing 2019: Ed Catmull e Pat Hanrahan

 

Dia/horário/local:

9/12 (quarta) - 18h - Canal do PESC no YouTube.

 

 

Resumo:

O Prêmio Turing de 2019 (anunciado em 2020) foi conferido a dois dos mais proeminentes pesquisadores da área de Computação Gráfica. Pode-se dizer que Ed Catmull e Pat Hanrahan são legítimos pioneiros da integração entre arte e ciência, que tem sua face mais conhecida em filmes de animação produzidos usando técnicas de computação gráfica. Em particular, o filme Toy Story, o primeiro filme de animação 3D de longa metragem, foi um marco na história do cinema, fruto direto da colaboração de Pat e Ed na então jovem companhia Pixar. Nesta palestra, tentaremos fazer um breve histórico das muitas descobertas e invenções que permitem usar computadores para transformar ideias em imagens.

Back

JSN_TPLFW_GOTO_TOP