Realizando uma relevante contribuição para a educação em STEM, o artigo "Heroine's Learning Journey: Motivating Women in STEM Online Courses Through the Power of a Narrative" foi aceito para publicação pela IEEE Access, disponível em formato Open Access sob uma licença Creative Commons.

Este estudo inovador, conduzido por docentes do Instituto Superior Técnico em Portugal, do grupo Igualdade STEM e do Laboratório do Futuro da Coppe/UFRJ, aborda o desafio persistente de aumentar a participação feminina em campos tradicionalmente dominados por homens, utilizando um modelo baseado em narrativas para engajar e inspirar jovens estudantes mulheres.

Essa pesquisa é fruto da tese de doutorado no PESC de Luis Felipe Coimbra Costa intitulada "A Jornada de Aprendizagem da Heroína: Motivando Mulheres em Cursos Online STEM Através do Poder de uma Narrativa", orientada pelos professores Geraldo Bonorino Xexéo (PESC) e Ana Isabel Baptista Moura Santos (IST-Lisboa).

A pesquisa destaca como a implementação de narrativas heróicas pode transformar a experiência de aprendizado online, resultando em um aumento significativo na inscrição e no engajamento de mulheres em cursos de STEM. O IEEE Access, reconheceu a importância deste trabalho, destacando-o como um marco crucial para entender e superar as barreiras enfrentadas pelas mulheres no campo da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A aceitação do artigo neste periódico não só valida a qualidade da pesquisa, mas também amplia seu impacto potencial na comunidade acadêmica.

Olhando para o futuro, as pessoas que participam da pesquisa estão otimistas de que esta contribuição abrirá caminho para mais investigações e desenvolvimentos na área, incentivando educadores, formuladores de políticas e a sociedade em geral a repensar como podemos melhor apoiar e motivar as mulheres a perseguirem carreiras em STEM. Esta publicação é um passo importante em direção a um ambiente de aprendizado mais equitativo e representativo, promovendo a diversidade e a inclusão no coração da educação em STEM.

A publicação pode ser acessada clicando aqui.

Parabéns ao Luis Felipe Coimbra Costa e aos demais autores!

Luis Felipe Coimbra Costa em uma apresentação em Lisboa

Publicado em 27/02/2024.