A Academia Brasileira de Ciências (ABC) convidou a Profa. Celina Miraglia Herrera de Figueiredo (PESC) para integrar o júri do Prêmio 'Para Mulheres na Ciência’ em 2024.

Desde 2006, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com o Grupo L’Oréal e a Unesco, premia anualmente as melhores cientistas com projetos de mérito elevado nas maiores instituições nacionais. 

Celina é uma das maiores referências no Brasil na área de Ciência da Computação, sendo integrante da Comissão de Gênero e Diversidade das Sociedades Brasileira de Matemática (SBM) e Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). Também é membro titular da ABC.

Cientista indicada pela ABC, Celina tem consciência de que a área de Ciências Matemáticas ainda está longe de expor uma realidade de maior simetria entre homens e mulheres. Por isso, ela crê que sua responsabilidade será ainda maior como matemática e mulher em um cargo de destaque na entidade em 2024.

“Embora em algumas áreas exista uma maior igualdade entre homens e mulheres, a Matemática sente demais a desigualdade, desde a insegurança das mulheres diante da sua vocação. Vemos constantemente a insegurança, desde a variação do número de submissões para o Prêmio ‘Para Mulheres na Ciência’, quando consideramos as diferentes áreas do conhecimento que a premiação considera”, avalia.

Como uma das primeiras atribuições para o corrente ano, Celina conta com o apoio da SBM e da sua diretoria para aumentar a participação e a importância das mulheres matemáticas em decisões na ABC.

Veja mais detalhes em notícia publicada no site da SBM clicando aqui.

Parabéns Professora Celina!

 

Foto: Divulgação/SBM – Celina Figueiredo é parte do júri do Prêmio ‘Para Mulheres na Ciência’

 

Publicado em 19/02/2024.

 

 

 

Topo