Trabalhos Sugeridos
Data de Entrega: 06/06/2003
Grupos de no máximo 2 pessoas
Escolher entre trabalhos de implementação ou teóricos
Cada grupo deverá escolher um assunto diferente dos outros grupos
Todos os grupos devem me entregar uma mongrafia/relatório do
trabalho com: Introdução, Conteúdo, Discussão/Conclusões, Referências
Bibliográficas. Para quem fizer implementação, eu quero que me envie o
código fonte. A monografia de quem não vai fazer implementação deve
ter 30 páginas, no máximo, se utilizarem espaçamento 1/2 e fonte de
tamanho 12.
Sugestões de Implementação:
Implementação e comparação das diversas estratégias de busca
dadas em aula, com aplicação ao problema das n-rainhas, do jogo dos
oito, ou dos missionários e canibais (para quem nunca fez!) (caps. 3 e
4).
Resolução do problema das n-rainhas utilizando algoritmos de
consistência de arcos (modelagem do problema como satisfação de
restrições) com diversas estratégias para escolha das variáveis e
escolha do valor de cada variável (caps. 3 e 4).
Implementação e comparação dos algoritmos utilizados em Jogos
(minimax e alfa-beta), aplicado ao jogo da velha (para quem nunca
fez!) (cap. 5).
Implementação de algoritmos para jogos com mais de 2 jogadores
(cap. 5, Russel 1ed e 2ed).
Implementação de um agente simples para o mundo do Wumpus
(caps. 6 e 7).
Implementação de um gerador condicional de planos (CPOP,
cap. 11).
Implementação de um algoritmo para resolver inferências em redes
bayesianas.
Implementação de uma rede neuronal para reconhecimento de
padrões simples do tipo letras do alfabeto ou pequenas matrizes que
representam figuras.
Aceito outras sugestões!!!
Sugestões de Monografias teóricas:
Heurísticas (ref: Heuristics, by Judea Pearl)
Estratégias para jogos com espaço de busca muito grande (cap. 6
Russel 2ed).
Limitações computacionais da lógica formal.
Linguagens lógicas e funcionais.
Estado da arte em geração de planos (Ref: Recent advances in AI
Planning).
Redes Bayesianas: o que são, para que servem, algoritmos,
exemplos de aplicações.
Redes Neuronais: o que são, para que servem, classificação,
exemplos de aplicações.
Estado da arte em processamento de linguagem natural.
IA e Robótica.
Sistemas multi-agentes.
IA distribuída.
Aceito outras sugestões!!!