-
Alberto Costa Nogueira
MinibioMinibio: Graduated in Mechanical Engineering from the State University of Campinas, Unicamp, in 1994. He participated in the exchange program for engineering students at the Institut National Des Sciences Appliques de Lyon, France, from July 1992 to November 1993. He holds a Master's degree and a Ph.D. in Mechanical Engineering from Unicamp (1998 and 2002, respectively), He also concluded two post-doctorates in Computational Fluid Dynamics (CFD), one at the Faculty of Civil Engineering, Unicamp (2004), and the other at the Brazilian Aerospace Institute (IAE), DCTA (2006). For nearly a decade (2004-2013), Alberto led Thorus Scisoft Technology company and accumulated significant industrial and innovation experience as a technology entrepreneur. His areas of expertise cover many branches of Numerical Analysis, Computational Mechanics, and Scientific Machine Learning (SciML) such as High-order Discontinuous Galerkin Method (DGFEM), Spectral Element Method (SEM), Finite Element Method (FEM), Finite Volume Method (FVM), compressible and incompressible flows, turbulence modeling, chaotic dynamical systems, Physics-Informed Neural Networks (PINNs), Neural Operators (NO) and Reduced Order Models (ROMs). Since May 2013, he has held a position at the IBM Research Lab in Brazil as a research scientist. In May 2020, he took over leadership of the IBM SciML modeling team in developing state-of-the-art ROMs to tackle climate change. Alberto is the principal evangelist of the IBM-born open-source project SimulAI (https://github.com/IBM/simulai), a scientific toolkit designed to be a high-level collection of machine learning techniques for Physics-Informed applications. In 2024, he embarked on the Quantum Utility Era pioneered by IBM and adopted Quantum Scientific Machine Learning (QSciML) as his top-priority learning topic. One of his short to medium-term career goals is to "quantize" SimulAI's SciML features.
-
Eduardo Henrique Diniz
MinibioMinibio: Pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Formado em Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrônica, na Escola de Engenharia de São Carlos USP (1983), Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1994) e Ph.D. em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2000). Visiting Scholar na University of California, Berkeley (1996-98), na HEC Montreal (2007) e na Erasmus University (2016-17). É Bellagio Fellow, indicado pela Fundação Rockefeller em 2014, e pesquisador do Centro de Microfinanças e Inclusão Financeira pela FGV, (FGVcemif) desde 2007. Foi coordenador do ADI divisão acadêmica da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) de 2005 a 2006 e coordenador do tema Tecnologia da Informação no governo, Comunidades e Organizações Não-Governamentais na Anpad (2007 a 2009). Professor da Escola de Administração do Estado da Fundação de São Paulo Getulio Vargas (FGV EAESP) desde 1999, foi editor-chefe da RAE, Revista de Administração de Empresas, FGVexecutivo e FGVcasos, de janeiro de 2009 a dezembro 2015. Atualmente é Chefe do departamento de Tecnologia e Ciência de Dados (TDS). Ele tem sido convidado a apresentar seu trabalho de pesquisa em bancos centrais e federações de bancos do Brasil, México, Índia e Colômbia.
-
Elaine Ribeiro Sigette
MinibioMinibio: Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação (PESC/COPPE/UFRJ), mestre em Informática (NCE/UFRJ) e especialista em Neurociências e Comportamento (PUCRS). Professora adjunta da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFF, atua nas áreas de Administração de Sistemas de Informação, Ciência de Dados, e Inteligência Artificial aplicada. É pesquisadora e líder dos grupos NUPEP e DATA (CNPq), com foco em economia comportamental, gestão pública, tecnologia e inovação. Conselheira do Conselho Municipal de Economia Solidária de Niterói, coordena projetos e ações em empreendedorismo, economia solidária, heurísticas na gestão e uso de nudges.
-
Joaquim de Melo Neto Segundo
MinibioMinibio: Líder comunitário, 63, é um dos pioneiros no desenvolvimento de moedas sociais no Brasil e fundador do Banco Palmas, o primeiro banco comunitário do país, criado em 1998 no Conjunto Palmeira, bairro periférico de Fortaleza (CE). Com mais de 25 anos de atuação no campo da economia solidária, Joaquim participou ativamente da criação e disseminação de moedas sociais como ferramentas para promover o desenvolvimento local sustentável e a inclusão financeira. Sua trajetória de militância em movimentos comunitários e sua experiência prática o levaram a ser uma referência nacional na temática das finanças solidárias. Em 2023, lançou o livro "As Moedas Sociais do Brasil: Do PalmaCard ao E-dinheiro", que traz suas memórias e reflexões sobre a evolução e impacto dessas moedas no país.
-
João Porto de Albuquerque
MinibioMinibio: Professor de Urban Analytics em Estudos Urbanos na Escola de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Glasgow e Diretor Adjunto do Urban Big Data Centre (UBDC), onde lidera o tema "Urban Sustainability and Participation". É também membro associado do Centre for Research & Development in Adult and Lifelong Learning (CR&DALL) na School of Education. Geógrafo e cientista da informação com uma formação interdisciplinar, realiza pesquisas sobre informação geográfica e sustentabilidade urbana, centrando-se na abordagem das desigualdades nos dados e na sociedade. Possui abordagem pioneira e premiada na análise urbana participativa, combinando métodos participativos e ciência de dados geo-computacionais.
-
Izabela Ramos Ferreira
MinibioMinibio: Bacharel em Ciência da Computação e MBA em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Líder de Tecnologia no e-Dinheiro Brasil
-
Pedro Mário Cruz e Silva
MinibioMinibio: Pedro Mário Cruz e Silva fez sua graduação (1995) e mestrado (1998) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fez seu doutorado em 2004 na PUC-Rio. Criou o Grupo de Geofísica Computacional na PUC-Rio onde trabalhou por 15 anos como Gerente, durante este período foi responsável por vários projetos de Desenvolvimento de Software e P&D para Geofísica com forte foco em inovação. Concluiu o MBA em 2015 na Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Atualmente é o Arquiteto de Soluções para Ensino Superior e Pesquisa na Região da América Latina da NVIDIA.
Bem-vindos - Semana PESC 2024
A Semana PESC é um evento anual e tradicional para divulgar amplamente o Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) para alunos de graduação dentro e fora da UFRJ.
Data
Dias 3, 4, 5, 6, 9 e 10 de dezembro de 2024
Horário
Das 12h às 13h
Local
Centro de Tecnologia da UFRJ
Bloco H, 3o. andar
Sala H-324B
Evento Híbrido
Acompanhe também pelo YouTube:
Link do Canal do PESC