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Pesc publication

Title
Desenvolvimento e Aplicação de Um Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais Digitais
Research area
Data and Knowledge Engineering
Publication type
Master's thesis
Identification Number
Date
12/6/2024
Resumo

Jogos educacionais de boa qualidade oferecem diversas ferramentas para aprimorar o aprendizado do aluno. Entretanto, há o risco de o jogo não motivar o aluno ao aprendizado satisfatoriamente. A motivação ao aprendizado de um aluno tem influência sobre o seu desempenho acadêmico. Diversos modelos consolidados avaliam o aspecto motivacional de jogos educacionais digitais, porém costumam ser acompanhados de formulários longos e com um contexto de avaliação mais amplo que só a motivação ao aprendizado. Portanto, apresenta-se nesta dissertação um modelo de avaliação de motivação de alunos ao aprendizado via jogos educacionais digitais. Em complemento ao modelo, foi elaborado um formulário para a medição da motivação do aluno. A fim de assegurar a efetividade do formulário, foram avaliados a confiabilidade e as validades de conteúdo e de construtos. A avaliação da validade de conteúdo utilizou um método original a essa pesquisa, que aplica conceitos de tomada de decisão e análise de consenso da lógica fuzzy.

Abstract

High quality digital educational games are excellent tools to enhance a student's learning experience. However, it is possible that an educational game does not sufficiently motivate the student towards learning. A student's motivation to learn is a predictor of their academic achievements. Several well-established models evaluate digital educational games' motivational capabilities, however, their questionnaires are lengthy and cover a broader context than the motivation to learn. Therefore, this dissertation presents a model for evaluating motivation to learn through digital educational games. Additionally, a questionnaire was developed to measure the model's criteria. To ensure the questionnaire's effectiveness, reliability, content validity, and construct validity were assessed. The content validity was evaluated by a method originally applied in this thesis, applying fuzzy logic decision-making and consensus analysis concepts.

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