PESC/COPPE/UFRJ CPS765 - 2020/2 |
Retirado do Visual Complexity Website (Genetic Interaction Network) |
O objetivo desta disciplina é explorar como artefatos sociais, tecnológicos e naturais estão conectados e o significado desta conectividade para os diferentes processos que operam nestas redes. Iremos estudar características estruturais de redes reais identificando algumas de suas propriedades recorrentes, como distribuições de cauda pesada nos graus. Apresentaremos modelos matemáticos para representar redes reais capazes de capturar suas propriedades. Estudaremos processos como robustez e fragilidade perante falhas estruturais, busca por informação ou por pessoas, e disseminação de informação, rumores, ou epidemias.
Aula | Data | Comentário | Slides | Vídeos (D = Discussão) | Tarefa |
1 | 13/10 | Logística, regras do jogo, programação das aulas. Motivação, redes por todos os lados, o que é redes complexas | aula_0.pdf
aula_1.pdf |
Aula 0 -
Aula 0D
Aula 1 - Aula 1D |
Fazer resumos 1, 2, 3 |
2 | 15/10 | Falando sobre redes, características estruturais: grau, distância, e clusterização, características frequentes de redes reais | aula_2.pdf |
Aula 2_1 -
Aula 2_1D
Aula 2_2 - Aula 2_2D |
Fazer resumos 1, 2, 3 |
3 | 20/10 | Medindo centralidade, betweeness, closeness, autovetor, Katz, pagerank, personalized pagerank | aula_3.pdf |
Aula 3_1 -
Aula 3_1D
Aula 3_2 - Aula 3_2D |
Entregar resumos 1, 2, 3. Saiu lista 1 |
4 | 22/10 | Padrões de mixagem, homofilia, correlação entre vizinhos, similaridade entre vértices | aula_4.pdf |
Aula 4_1 -
Aula 4_1D
Aula 4_2 - Aula 4_2D |
Fazer resumos 4, 5, 6. Saiu trabalho prático 1 |
5 | 27/10 | Lei de potência, distribuição Zeta, propriedades, distribuição Zipf | aula_5.pdf |
Aula 5_1 -
Aula 5_1D
Aula 5_2 - Aula 5_2D |
Fazer lista 1, trabalho prático 1 |
6 | 29/10 | Distribuição de Pareto, visualizando lei de potência, estimando parâmetros (MLE), exemplos, Lognormal | aula_6.pdf |
Aula 6_1 -
Aula 6_1D
Aula 6_2 - Aula 6_2D |
Entregar resumos 4, 5, 6 |
7 | 3/11 | Modelos de redes, grafos aleatórios, modelo G(n,p), propriedades | aula_7.pdf |
Aula 7_1 -
Aula 7_1D
Aula 7_2 - Aula 7_2D |
Entrega TP 1 |
8 | 5/11 | Threshold functions, subgrafos, tamanho de componente conexas, distâncias, conectividade, assimetria
Modelos de projeto para a disciplina |
aula_8.pdf |
Aula 8_1 -
Aula 8_1D
Aula 8_2 - Aula 8_2D Aula 8_3 |
Saiu lista 2 |
9 | 10/11 | Aplicando o modelo G(n,p), problemas, preferential attachment, modelo BA, distribuição de grau
The Barabási-Alberst Model, pelo próprio Barabási (capítulo 5 do seu livro) Animação do modelo BA em ação |
aula_9.pdf |
Aula 9_1 -
Aula 9_1D
Aula 9_2 - Aula 9_2D |
Entregar lista 1 |
10 | 12/11 | Experimento de Milgram, outros experimentos, modelo Small World, propriedades. | aula_10.pdf |
Aula 10_1 -
Aula 10_1D
Aula 10_2 - Aula 10_2D |
Fazer lista 2 |
11 | 17/11 | Modelos baseado em sequência de graus, modelo com comunidades (SBM) | aula_11.pdf |
Aula 11_1 -
Aula 11_1D
Aula 11_2 - Aula 11_2D |
Fazer lista 2 |
- | 19/11 | Monitoria com o Ronald no horário da aula (ver link) | Fazer lista 2 | ||
12 | 24/11 | Entrega e apresentação da proposta de projeto para a disciplina |
Aula 12_1
Chat 12_1 |
Entregar proposta | |
- | 26/11 | Monitoria com o Ronald no horário da aula (ver link) | Fazer lista 2 | ||
13 | 1/12 | Busca em redes, busca com informação, navigabilidade em redes, modelo de Kleinberg | aula_13.pdf |
Aula 13_1 -
Aula 13_1D
Aula 13_2 - Aula 13_2D |
Entregar lista 2 |
14 | 3/12 | Falhas em redes, robustez, influência da estrutura, ponto crítico
Animação de falhas aleatórias e ataques direcionados, e muitos outros detalhes! |
aula_14.pdf |
Aula 14_1 -
Aula 14_1D
Aula 14_2 - Aula 14_2D |
Fazer projeto |
15 | 8/12 | Partição e bisseção em grafos, ratio cut, modularidade, Algoritmos de Newman e Louvain, limitações | aula_15.pdf |
Aula 15_1 -
Aula 15_1D
Aula 15_2 - Aula 15_2D |
Saiu lista 3 |
- | 10/12 | Possível monitoria com o Ronald no horário da aula (ver link) | Fazer lista 3 | ||
16 | 15/12 | Epidemias, modelos epidemiológicos, epidemia em redes, criticalidade em função da estrutura | aula_16.pdf |
Aula 16_1 -
Aula 16_1D
Aula 16_2 - Aula 16_2D |
Fazer projeto, lista 3 |
17 | 17/12 | Iniciando uma epidemia, identificando a origem de uma epidemia, efeitos da proteção local na epidemia | aula_17.pdf |
Aula 17_1 -
Aula 17_1D
Aula 17_2 - Aula 17_2D |
Fazer projeto, lista 3 |
18 | 22/12 | Apanhado final, futuro em redes, redes dinâmicas, dúvidas, avaliação | aula_18.pdf | Aula 18_1 - Aula 18_1D | Fazer projeto, lista 3 |
- | 24/12 | Início do recesso de final de ano | Fazer lista 3 | ||
- | 5/01 | Monitoria com o Ronald no horário da aula (ver link) | Fazer lista 2 | ||
19 | 7/01 | Prova única com duas horas de duração. Rever listas, resumos, e trabalho prático. | Aula 19 | Entregar lista 3 | |
- | 12/01 | Não teremos aula. Terminar projeto (relatório e apresentação) | Fazer lista 2 | ||
20 | 14/01 | Workshop de apresentação dos projetos (15' cada grupo). Aula de 15h às 19h e votação do melhor trabalho (ver abaixo o resultado) | Aula 20 | Entregar relatório (projeto), dia 19 |
Os resumos devem ser entregue no Moodle da disciplina até o final do dia de entrega. Resumos entregues com atraso serão penalizadas em 10% ao dia.
Nesta tarefa você deve instalar e se familiarizar com alguma biblioteca de análise de redes, como graph-tool, NetworkX, igraph. Você deve escolher ao menos quatro redes disponíveis nos repositórios abaixo (ou outros repositórios), e caracterizá-las utilizando diferentes métricas, como grau, distância, tamanho das componentes conexas, e outras (você pode escolher as outras). Para cada métrica analisada, calcule as seguintes estatísticas: máximo, mínimo, média, mediana, desvio padrão, e distribuição empírica (faça um gráfico com as diferentes redes).
Prepare um pequeno relatório (quatro páginas, no máximo) com seus resultados (tabelas e gráficos), e uma breve discussão do que foi observado.
Você deve preparar uma apresentação de no máximo 12 minutos sobre seu projeto, relatando a motivação, o problema, o trabalho realizado e o que foi encontrado. Você deve também entregar um relatório de no máximo 8 páginas, utilizando o modelo de artigos (template) da SBC, relatando a motivação, o problema investigado, o trabalho executado e o que foi encontrado.
Iremos votar no melhor trabalho (juri popular) no dia da apresentação!
Parabéns à Nathalie Deziderio e Vinícius da Costa pelo trabalho mais votado!
1- Daniel e Amanda (classificação da inclinação política de senadores)
2- Fábio (ranqueamento de agências financeiras baseado em compra/venda)
3- Diego (simulação do espalhamento de notícia em redes sociais)
4- Cleiton e Santoro (caracterização da rede de municípios relacionados por covid)
5- Nathalie e Vinicius (datação, expressão e sinônimos em obras literárias)
6- Caio (caracterização das redes de instrumentistas)
7- Luis Armando e Vitor (caracterização da rede de aeroportos nos EUA)
8- Luiz Cláudio (classificação do tipo de rede a partir da estrutura via redes neurais)
9- Rodrigo (rede de empresas em licitação e detecção de comunidades)
10- Renan e Ary (caracterização da rede de fundos de investimento)
11- Felipe (caracterização da rede de diretores de empresas, assortatividade)
12- Bruno e Pedro (caracterização de rede de músicas baseadas em acordes)
Preferential Attachment
Small World
Aplicações -- Resiliência
Aplicações -- Busca em redes
Aplicações -- Epidemia
Livros de interesse geral sobre redes complexas (não técnicos)