COS111 - 2022/1 |
Retirado da Web |
Aula | Data | Comentário | Slides |
1 | 28/4 |
Logística, regras do jogo, e dicas para o sucesso!
Palestrante: Ricardo Marroquim - To pixel or not to pixel... |
aula_0.pdf |
2 | 5/5 |
Palestra: Caminhos de Amizades pelo Facebook: Dualidade Computacional entre Curto e Longo (Parte I)
Grupos, organizações e equipes formadas por alunos:
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Caminhos_FB.pdf |
3 | 12/5 |
Palestrante: Toacy Cavalcante de Oliveira - Software Development: Art or Engineering?
Grupos, organizações e equipes formadas por alunos:
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Toacy.pdf
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4 | 19/5 |
Palestrante: Claudio Miceli de Farias - Construindo aplicações de aprendizado de máquina embarcado para Indústria 4.0
Grupos, organizações e equipes formadas por alunos:
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Miceli.pdf |
5 | 26/5 |
Palestrante: Carlos Eduardo Pedreira - Inteligência artificial: origem e caminhos
Grupos, organizações e equipes formadas por alunos:
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Pedreira.pdf
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6 | 2/6 |
Palestra: Caminhos de Amizades pelo Facebook: Dualidade Computacional entre Curto e Longo (Parte II)
Leitura: Verificar ou Resolver? Uma pergunta que vale um milhão de dólares |
Caminhos_FB.pdf |
7 | 9/6 |
Grandes nomes da Computação: Gordon Moore (para a prática) e Alan Turing (para a teoria).
Vídeo: Scientists You Must Know: Gordon Moore
Video: People of Science: Alan Turing
Apresentação do trabalho da disciplina. |
trabalho.pdf |
- | 16/6 |
Não teremos aula. Feriado Nacional: Dia de Corpus Christi |
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8 | 23/6 | Palestrante: Fábio Botler - Grafos e Combinatória | Fabio.pdf |
9 | 30/6 |
Ciência de Dados: Por que ainda precisamos falar sobre ela? Assistir Painel completo
Website do struc2vec, defesa de mestrado sobre detecção de grupos coordenados de bots. |
Daniel.pdf |
10 | 7/7 |
Palestrante: Franklin Marquezino - Como programar computadores quânticos reais
Dicussão sobre Mainframes, PC, HPC, Computação em Nuvem, lista e vetor (estrutura de dados)! |
Franklin.pdf |
11 | 14/7 |
Painel com ex-alunos da ECI:
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Vitor.pdf
Pamela.pdf Matheus.pdf |
12 | 21/7 |
Palestrante: Alvaro Coutinho - NACAD: The High-Performance Computing Center at COPPE/UFRJ
A palestra será realizada no LAMCE e depois teremos uma visita guiada ao Supercomputador Lobo Carneiro, gerenciado pelo NACAD e localizado no LAMCE, com visita guiada à cave do Grupo de Realidade Virtual Aplicada, coordenado por Gerson Cunha, no Parque Tecnológico da UFRJ |
Foto abaixo! |
13 | 28/7 |
Palestrante: Laura Silvia Bahiense da Silva Leite - Aplicações em OTIMIA: Otimização + Inteligência Artificial
Palestrante: Marta L. Queirós Mattoso - Ciência de Dados com Transparência |
Laura.pdf
Marta.pdf |
14 | 4/8 |
Encontro final: Apresentação dos trabalhos, votação do melhor trabalho, avaliação da disciplina |
Foto tirada ao final da visita guiada ao Lobo Carneiro e cave do Grupo de Realidade Virtual Aplicada, do LAMCE, no Parque Tecnológico da UFRJ.
Foto tirada na sala de aula, no último dia de aula, logo após as apresentações (e votação) do trabalho da disciplina.
O resumo deve ter uma página de extensão e deve ser submetido no Moodle da disciplina. A data de entrega do resumo é sempre uma semana depois da aula referente ao resumo. Resumos entregues com atrasos serão penalizados (desconto de 10% por dia de atraso).
A dupla deve entregar um relatório sobre o tema explorado com no máximo 6 páginas, utilizando o modelo de artigos (template) da SBC para Latex (mesmo modelo que sugerido para os resumos). Seu relatório deve estar dividido em seções (de sua escolha) e ter obrigatoriamente uma bibliografia (use o bibtex para fazer sua bibliografia).
Além do relatório, a dupla deve preparar uma apresentação de 8 minutos sobre o tema explorado. Você deve preparar slides (em Latex, LibreOffice, etc) mas o formato da apresentação é livre, então utilize sua criatividade para expor de forma oral o que você aprendeu!
A turma irá votar no melhor trabalho ao final das apresentações (júri popular).
Resultado da votação dos alunos no melhor trabalho. Parabéns à dupla Vinícius Souza e João Pedro Ferreira, vencedora com 11 votos do júri popular! Tivemos 29 votantes e um total de 57 votos (até dois votos por aluno).
Referências relacionadas: